Palacio Barolo y el Faro - Av. de mayo 1370 - Buenos Aires



Show de re-abertura do farol do “Palácio Barolo”, dia 03/10/2009. Uma das festividades que antecede a comemoração do Bicentenário da Argentina (em 25/05/2010).

Houve uma mostra cinemática na fachada do Palácio, alegórica à Divina Comédia de Dante Alighieri e suas 3 etapas (Inferno, Purgatório e Paraíso), obra que inspirou a construção do Palácio, na década de 1920, pelo industrial Luis Barolo e o arquiteto Mario Palanti. As imagens de passagens da obra eram projetadas em jogos de luz e sombras, com movimentos e cores.

O espetáculo ocorreu a céu aberto, em frente ao prédio, local em que a quadra foi fechada e onde um aparato de luzes, câmeras em gruas e telões foi montado. No meio da tarde já era possível ver a longa fila de pessoas esperando a abertura do espaço onde tinham as cadeiras que rodeavam o piano.

Neste cenário, às 21h, o pianista Horácio Lavandera, tocou sonatas de Beethoven (Patetica, Moonlight e Aurora) em alusão à Divina Comédia. No texto de abertura, “...dois homens com um sonho... um edifício com um propósito... proteger o espírito da Divina Comédia...”, a referência aos idealizadores do Palácio.

Ainda que eu escreva um tratado, não bastaria, pois apenas uma palavra resume o que vi: indescritível.

0 comentários:

 
Copyright © oblogueobliquo