Notas de um diálogo natimorto...

Imagine esse diálogo apenas como uma cena. Não sei como pensá-lo de outra forma. Um take de um filmizinho qualquer. Desses produzidos em Hollywood para levantar bilheteria, com todos os velhos clichês possíveis. Pois esse momento foi apenas mais um deles.
Locação: metrô. Em frente ao elevador que leva ao quarto andar negativo da linha 6. Quarta-feira à noite. Algo em torno da meia-noite. Duas pessoas. Um casal. A mulher voltava de uma reunião com amigos em um bar. Estava um pouco “alegre” (e debochada, talvez), mas sob controle. O homem usava uma camiseta da seleção espanhola e sabe-se-lá de onde saíra.


Ele: esse elevador leva para a linha 6, sim?
Ela: sim.
Ele: ah, ok, é que sou americano, não conheço bem...
Ela: (sorrisinho de "já entendi" e afirmação com a cabeça).
(Elevador desce, desce, desce. Ele segue com uma cara amistosa. Parece querer seguir no papo. Ela pensa num banho fresco e na cama)
Ele: e tu, é espanhola?
Ela: não, sou americana.
Ele: (cara de espanto). Ah, sim? Tu não tem sotaque. De onde tu é?
Ela: Brasil.
Ele: (cara de “acho que perdi alguma coisa ou não entendi o que ela falou”)
Ela: Tu também não tem sotaque. Achei que tu fosse italiano (de fato parecia).
Ele: É que eu tento não ter tanto sotaque. Mas... bem, para ti, é melhor italiano que americano? (gracinha logo com quem... ela se segura alguns milésimos de segundos para não dizer, “sim!”).
Ela: não. Para mim, é igual. São todos iguais.
Ele: (cara de “acho que não entendi 2”). Por quê? Não compreendo.
Ela: Espanhóis, americanos, brasileiros, italianos, para mim é tudo igual. É tudo pessoa igual, não tem nem melhor nem pior entre um e outro.
Ele: ah, acho melhor mudarmos o assunto. Não podemos continuar falando disso. Eu não posso concordar contigo.
Ela: (o velho sorriso “consegui tirar você do sério”)
(O metrô chega. Ela espera ele dirigir-se à porta e sentar-se. Senta no outro lado do vagão. Ele a olha de vez em quando. Ela pensa na vida).

(mais do que o normal, percebe-se que estou sensível para as questões “étnicas” aqui...) :P

0 comentários:

 
Copyright © oblogueobliquo